SEJA BEM-VINDO!

Nossa equipe está à disposição para auxiliá-lo na elaboração da sua declaração do imposto de renda.

Deixe seus comentários em nosso blog ou envie suas DÚVIDAS para o e-mail: ajusteanual@gmail.com.

Conte conosco!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Dependentes com 25 anos. É possível declarar?

Uma das maneiras legais de se reduzir o imposto a ser pago é incluir despesas dedutíveis.Entre elas, estão as despesas com dependentes, as quais são limitadas a R$1.730,40 por pessoa, as despesas com educação do dependente, limitadas a R$ 2.708,94 (também por dependente) e despesas com saúde, que não possuem limite de dedução, desde que adequadamente comprovadas. Entre os dependentes legais, estão os estudantes universitários ou de escola técnica de segundo grau com até 24 anos. Mas para aqueles dependentes que ompletaram 25 anos durante o ano-calendário (no caso, 2009), eles perderam a condição de dependente?
Para o contribuinte que se encontra nesta situação, ainda será possível considerar o filho como dependente na declaração do IR 2010. O mero fato de ter completado 25 anos durante 2009 não significa a perda da dependência econômica.

Um comentário:

  1. Legal! Só uma pergunta: qual código (programa irpf 2010) utilizar para declarar o dependente que fez 25 anos em 2009?

    ResponderExcluir

Aposentados e pensionistas!

Essa área do blog é destinado a aposentados e pensionistas do INSS. É através dela que você pode esclarecer suas dúvidas no preenchimento da declaração de ajuste anual. Envie a sua pergunta para nosso e-mail que iremos analisar e responder o seu questionamento.
ajusteanual@gmail.com