SEJA BEM-VINDO!
Nossa equipe está à disposição para auxiliá-lo na elaboração da sua declaração do imposto de renda.
Deixe seus comentários em nosso blog ou envie suas DÚVIDAS para o e-mail: ajusteanual@gmail.com.
Conte conosco!
sábado, 25 de abril de 2009
Restituição do IR sobre férias (parte IV)
Como mencionamos no post anterior, por ora a RFB só regulamentou a questão IRF sobre o abono pecuniário para o exercício de 2008. Sabe-se, entretanto, que para os períodos de 2006 e 2007 o procedimento deve ser iniciado com a retificação da Declaração de Ajuste Anual relativa ao ano da retenção indevida.
Fonte: Unafisco
Restituição do IR sobre férias (parte III)
Por enquanto, a Receita Federal limita-se a regulamentar o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf) do ano-base de 2008. Para esse período, as empresas foram orientadas a classificar a operação do abono pecuniário como isenta e não tributável no informe de rendimentos dos trabalhadores.
Restituição do IR sobre férias (parte II)
Quem tem direito à restituição do valor de IRRF incidente sobre o abono pecuniário?
A restituição dos valores de IR retido na Fonte incidentes sobre o abono pecuniário é devida para todos aqueles trabalhadores contratados sob o regime jurídico da CLT e que, a partir de 17 de novembro de 2006, receberam esta verba nos termos da legislação trabalhista.
Fonte: Unafisco
Restituição do IR sobre férias (parte I)
A prática do abono pecuniário é muito difundida em todo o Brasil. Trata-se da possibilidade da conversão de 1/3 do período de férias a que tiver direito em pecúnia. A maior parte da população conhece esse direito trabalhista pela figura da "venda" de 10 dias do seu período de férias (normalmente 30 dias).
quinta-feira, 23 de abril de 2009
O que é a Declaração Completa?
terça-feira, 21 de abril de 2009
NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA !!!!!!!!
Das 25 milhões de declarações esperadas este ano, 5 milhões devem chegar à Receita Federal pouco antes do 30 de abril, quando termina o prazo.
Nos últimos três dias do prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda 2009, a Receita Federal espera receber 5 milhões de declarações, ou 20% do total de documentos. Ao todo, 25 milhões de contribuintes devem declarar os rendimentos este ano.
A demora não surpreende a Receita, que afirma estar preparada para receber todas as declarações. “Está dentro daquele hábito normal de ir deixando para a última hora”, afirma o supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir. “Esse comportamento é constante, todo ano é assim. Aqueles que têm restituição fazem logo, e os outros vão deixando mais para o final.”
FONTE: http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=9036027551979625208&postID=6924024485777583808
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Dúvidas com a declaração do imposto de renda?
terça-feira, 14 de abril de 2009
Saiba como escolher um contador de confiança
sábado, 11 de abril de 2009
Receita recebeu até 08/04 7.8 milhões declarações
Fonte: http://www.fiscosoft.com.br/index2.html
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Como deve declarar o contribuinte divorciado ou separado judicialmente ou por escritura pública?
terça-feira, 7 de abril de 2009
O contribuinte pode retificar sua declaração de rendimentos?
Sim, desde que não esteja sob procedimento de ofício. Se entregue após o prazo final (30/04/2009), a declaração retificadora deve ser entregue no mesmo modelo (completo ou simplificado) utilizado para a declaração original.
* É vedada a apresentação em formulário da Declaração de Ajuste Anual retificadora, a qualquer tempo.
* O contribuinte deverá informar o número do recibo de entrega da declaração imediatamente anterior. Esse número é obrigatório e pode ser obtido:
a) na parte inferior do recibo ou por meio do menu Declaração, opção Abrir, caso a declaração anterior tenha sido entregue mediante a utilização do programa;
b) na etiqueta afixada pelos Correios e lojas franqueadas dos Correios, se o modelo da declaração foi o simplificado; ou do Recibo de Entrega, se foi o completo, caso a declaração anterior tenha sido entregue em formulário, informando, neste caso, os nove números constantes na referida etiqueta, desprezando-se as letras.
domingo, 5 de abril de 2009
CPF pendente de regularização
Foi constatado, em função da entrega da DIRF pelas empresas à Receita Federal, que 540.000 contribuintes não entregaram suas declarações de Imposto de Renda e que 775.561 contribuintes que figuraram como sócios de empresas também não entregaram a DIRPF.
A Receita lembra que com o CPF pendente de regularização o contribuinte poderá encontrar dificuldades para realizar operações como abrir conta na rede bancária, solicitar passaporte, participar de concurso público, obter crédito ou receber benefícios do INSS.
Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/noticias/983192/irpf-2009-receita-recebeu-68-milhoes-declaracoes-ate-hoje-3-4
sexta-feira, 3 de abril de 2009
O valor recebido em virtude de acidente de trabalho é tributável?
São tributáveis os rendimentos recebidos por síndico de condomínio?
quinta-feira, 2 de abril de 2009
O que é o DESCONTO SIMPLIFICADO?
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Previdência Privada: entenda o que são PGBL e VGBL
PGBL significa Plano Gerador de Benefício Livre e VGBL quer dizer Vida Gerador de Benefício Livre. São planos previdenciários que permitem que você acumule recursos por um prazo contratado. Durante esse período, o dinheiro depositado vai sendo investido e rentabilizado pela seguradora escolhida por você.
Fonte: Invertia
Tributação: diferença entre PGBL e VGBL
Para quem faz declaração simplicada ou não é tributado na fonte, como autônomos, o VGBL é ideal. Ele é indicado também para quem deseja diversificar seus investimentos ou para quem deseja aplicar mais de 12% de sua renda bruta em previdência. Isto porque, em um VGBL, a tributação acontece apenas sobre o ganho de capital.
Fonte: Invertia
Aposentados e pensionistas!
ajusteanual@gmail.com