SEJA BEM-VINDO!

Nossa equipe está à disposição para auxiliá-lo na elaboração da sua declaração do imposto de renda.

Deixe seus comentários em nosso blog ou envie suas DÚVIDAS para o e-mail: ajusteanual@gmail.com.

Conte conosco!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Sem ânimo para fazer a declaração

A correria da semana é pesada. Só de pensar que você precisa fazer sua declaração de Imposto de Renda 2011, cujo prazo termina no dia 29 deste mês, já lhe dá uma irritação. Ainda mais se você só pode contar com o sábado ou domingo, por causa da falta de tempo.

Pois, para os marinheiros de primeira viagem, ou para os ansiosos, um lembrete: tendo as informações em mãos, o preenchimento costuma ser bastante tranquilo, salvo os casos especiais, que geram um pouco mais de dúvida.

Divida a tarefa em partes: primeiro separe os documentos

A dica é realizar o trabalho em duas etapas. Caso não tenha toda a papelada em mãos (comprovantes de rendimento, declarações bancárias, notas de despesas, entre outros documentos), reserve um dia para essa tarefa.

Não esqueça que, para declarar pela internet, é preciso baixar os programas da Receita Federal. Aproveite também esse dia para baixar os programas, tanto para preenchimento quanto para entrega (ReceitaNet).
Termine o trabalho: preencha o formulário da declaração

Na etapa seguinte, tudo será mais fácil. Seguindo passo a passo as orientações ao longo do preenchimento, você muito possivelmente não encontrará dificuldades.

Mas não se empolgue com a facilidade: antes de entregar sua declaração, procure conferi-la com atenção, confrontar dados e observar se utilizou todas as alternativas possíveis de deduções.

Outra dica: o programa da Receita Federal lhe oferece a possibilidade de, ao final, verificar se há erros ou pendências em sua declaração.

Abra cada item sinalizado e identifique a observação apontada. Nem sempre o item indicado representa problemas para a entrega, mas vale a pena zerar tudo. Bom preenchimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aposentados e pensionistas!

Essa área do blog é destinado a aposentados e pensionistas do INSS. É através dela que você pode esclarecer suas dúvidas no preenchimento da declaração de ajuste anual. Envie a sua pergunta para nosso e-mail que iremos analisar e responder o seu questionamento.
ajusteanual@gmail.com